Nem todo enlatado é ruim. Basta sabermos quando e por que podemos consumi-los. Em geral, não são os alimentos mais indicados para uma dieta saudável; embora sejam práticos, é preferível optar por produtos naturais. Porém peixes enlatados, por exemplo, podem ser uma boa escolha.
Existem muitas variedades de produtos enlatados, desde o milho verde, até filés de salmão. O ideal é prestar atenção aos rótulos, cuidando a quantidade de sódio, de corantes e de aromatizantes artificiais. Pessoas com problemas cardíacos e hipertensos devem dar atenção especial a isso.
Os enlatados podem ajudar colorir a salada verde ou o mix de frutas, assim como incrementar uma receita. Para quem não gosta ou não tem tempo de cozinhar, peixes como sardinha, atum e salmão enlatados podem ser consumidos, pois mantém a quantidade de w3, de potássio e de magnésio, trazendo benefícios à saúde. Porém, não exagere; consuma, no máximo, duas vezes por semana.
Antes de comprar enlatados, observe:
- Não leve para casa latas amassadas, pois podem prejudicar a qualidade do alimento;
- Evite latas estufadas, pois a película protetora interna pode ter se rompido permitindo a multiplicação de algum micro-organismo;
- Assim que abrir a lata, verifique a cor e o aroma do alimento;
- Não guarde o alimento na lata depois de aberta. Caso não consuma todo o conteúdo da lata, coloque-o em um pote de vidro com tampa e leve para a geladeira.