O sabor do prato não deve ser a única preocupação de restaurantes, lancherias e bares. Garantir a segurança do alimento servido também é responsabilidade de tais lugares. A combinação segurança, do ponto de vista microbiológico, e qualidade é fundamental em qualquer espaço que trabalhe com alimentação.
Salão aconchegante, bom atendimento dos garçons, cadeiras confortáveis, pratos saborosos. Tais aspectos se encaixam no item qualidade dos alimentos, mas outros fatores também entram nessa conta. Existem formas corretas e seguras de receber, armazenar, preparar e servir o alimento. Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os manipuladores de alimentos são os maiores veículos de contaminação de alimentos em cozinhas, independentemente do porte dos estabelecimentos. Ou seja, para garantir a segurança, é preciso que os colaboradores sejam treinados para executar suas atividades com consciência e responsabilidade.
É fundamental, ainda, a aplicação do Manual de Boas Práticas, o layout adequado do local de produção, a qualidade dos fornecedores e o cumprimento da legislação sanitária vigente.
Trabalho há mais de cinco anos na área de consultoria em segurança de alimentos com a realização dos seguintes serviços:
Inverno Studio
Crédito da foto: Shutterstock