Mesmo a rotina da maioria das pessoas tendo voltado ao normal depois do carnaval, os pequenos já estão em aula há algumas semanas. Então fica a pergunta: como vocês, adultos, estão organizando o lanche da criançada?
É claro que essa tarefa não é tão fácil quanto parece, já que a merenda deve fornecer quantidades adequadas para o pleno desenvolvimento físico e mental da criança. Assim, a lancheira pode ser uma alternativa para garantir a saúde alimentar, resultando em um melhor desempenho escolar, além de evitar hábitos alimentares inadequados.
A merenda deve fornecer energia, proteínas, vitaminas e sais minerais. Composta pelas opções certas, fornece a energia e os nutrientes necessários para o crescimento e para o desenvolvimento dos pequenos. Para montar a lancheira, é preciso combinar três tipos de alimentos: energéticos, reguladores e construtores. Os energéticos são carboidratos em sua maioria. Os reguladores, entre outras funções, são responsáveis pela regulação térmica e hormonal. Já os construtores são compostos, basicamente, por proteínas.
Confere algumas dicas importantes para preparar a lancheira:
- Varie o cardápio para a criança não enjoar do lanche;
- Alimentos industrializados são ricos em gordura e açúcar, evite-os;
- A quantidade de guloseimas deve ser dosada, assim, a criança não se acostumará com excessos;
- Peça a opinião da criança para montar a lancheira;
- Alterne doces e salgados para atender ao paladar da criança;
- Pense em lanches resistentes à temperatura ambiente;
- Cuide para que a criança beba água durante o horário escolar.
